O filme "Billly Eliot" apesar de ser um filme extremamente charmoso e com uma sensibilidade para poucos, traz debates esclarecedores sobre o preconceito na dança. O filme trata sobre o menino de 11 anos chamado Billy Eliot (Jamie Bell) filho de um mineiro de carvão no norte da Inglaterra. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy se fascina com a magia do balé, o qual tem contato através das aulas de dança clássica que são realizada mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de Balé (Julie Walters), vê em Billy um talento nato para a dança, daí com o incentivo da professora e sua paixão, resolve deixar o boxe e e se dedicar seu novo robi, o balé.
O problema segue com o fato de seu pai ( Jamie Draven) não desejar que seu filho se transforme em um bailarino, a partir dai vem o preconceito. Preconceito este que o balé carrega consigo uma significação que o homem que dance balé opta por tendencias homossexuais ao assumir a escolha da dança, como se isso fosse uma regra de proporcionalidade.; O homem que dança balé mais feminizado e mais gay ele é. Praticantes dessa ideologia machista defendem isso com o discurso que declaram a modalidade segue tendencias de feminilidade agredindo assim sua masculinidade, o que é uma inverdade, pois por dança , isso não os tornão nam menos nem mais homens do que já são, o que não é novidade para pois ciêntificamenta falando, não existe nenhuma ligação o meio em que veve e sua posição sexual, assaim torna o preconceito não somente uma atitude "burra' e incoerente sem qualquer fundamento em seus argumentos.
Historicamente pensando, a familia de billy viviam em um tempo militarista e estritamente preconceituoso com o pençamento estritamente ligado ao homem como força bruta e incombativel. Com isso torna-se importante associar o corpo com sua disciplina voltada para a virilidade e cacheza em anos de ditadura militar com a concepção de maxista que temos hoje, pois a ditaduira militar não despareceu completaente com sua concepção ao longo do tempo, e truxe consigo todo uma série de valores patriacais nas familias, que de geração em geração ajudou a cristalizar valores impensados.
Essa é uma recusa que é atribuída à um grupo de pessoas reagindo a ela de acordo em suas qualidades, que se atribui a ela ironicamente, não somente feita por pessoas mais velhas ou jovens mas por crianças dentro do ambiente escolar. isso acontece quando crianças chamão os seus 'coleguinhas "de nomes atribuídos ao grupo GLS por características ligadas à dança essa leitura não isoladamente atribui nomes mas inferioriza os preconisados. Os nomes geralmente são: "bichinha"; "viadinho"; "boiola?"; "puta"; "seu viado"... E esses nomes também é aceito normalmente e é aceitado pacificamente sem quaisquer problemas para as pessoas, leitura tal que faz com que reforce a ideologia de sexualização do gupo GLS.
Atribuição esta que forçam esses garotos que justifiquem para si mesmo sua masculinidade, e seguem uma idéia que a pessoa só sera homem se seguir o modelo machista de homem que ns temos. Conflito este derivado da falta de uma certa orientação, que tem como conseqüência a baixa auto-estima contida nos alunos. esta recusa de não querer dançar é totalmente justificarem, logo que ninguém irá querer que viva a vida de um homosexual em ma sociedade tão preconceituosa que justifique atrocidades com os gays ate mesmo agressões nas ruas, e é por essas que Paulo Freyre se manifesta e me instiga a repensar com sua "Pedagogia da indiginação" que diz: "Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não da sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção."
Nesse âmbito a escola deve interferir no desempenho em relação ao modo que os alunos se relacionam entre se, assim diminuindo preconceitos que ocorrem dentro da própria escola. Nessa dimensão não deve ignorar o modo que os alunos se comportam com os outras pessoas, e assim se preocupando o que essas relações podem interferir no futuro. para que haja reação é preciso que exista profissionais capacitados dentro do ambiente escolar afim de esclarecer tais mitos que não são tão diferente quanto a de Billy.
Um exemplo do sofrimento que os gays assumem devido a falta de informação é a ideia que liga o grupo GLS à AIDS. A nossa sociedade enfrentão dificudade em entender algumas coisa, dificuldades como estas produsem o preconceito encontrada no sesso comum para dar conta de uma ameaça, ameaçã que foi significada como "peste", mais claramente dizendo a peste dos gays, as vezes ate confudidacom o cancer, assim representada deforma euivocada e preconceituosa, fruto de informalidade mas dque sugere que seja menos ameaçadora logo que só "existe aos gays", por isso torna-se justificavel afugentar tais, e é para isso que existe o preconceito.
As relações de genero são construidas socialmente pela relação do modo que o homem se relaciona com sigo mesmo e coma mulher e vice versa, cada sociedade tem suas consepções de macho e femea, tambem tem modos diferentes de sexualidade (que diferente de genero), e diferentes leis que pune a homofobia naquele grupo. as explicações sobre sexualidade mudão tambem em função do tempo, nas decadas de 60 e 70 inha a consepção de que a sexualidade se constituia po questão exclusivamente de herança genética, mas atualmente eles explicam-se que as difenrentes sexualidades são acarretadas pelas influencia dos grupos de amigos, o modo que ele esta inserido na sociedade, referencias dos pais, o esporte em que eles preticam. mas mesmo assim ainda hoje nãoexiste uma explicação publica correta sobre o que acarreta as concepões sexuais.
O modo que a sociedade situou a condição oprimida do grupo GLS não somente é sentida pelos mesmos mas tambem pelos proprios maxistas que as agente principal das atribuições que foram permitidas a si uma série de culpas. Essa demarcação nao é construida por uma epifania ideia, mas por todo um contexto sociologico derivado da falta de informação. nesse sentido é necessário que a escola assuma seu pepel e produza uma descontrução ideologia para que exista uma nova, a que o que contrói um homem, com sua cracteristica biologica/sexual não é os esportes praticados ou as pessoas com quem o individuo mantem relações ou os nomes que lhe é sugerido. Nesse sentido é preciso que se desconstrua todo um contexto ideologim impresso naa perspectiva de diferentes grupos em suas diferentes caracteristicas. É presiso que exista respeito sobre a subjetividade de cada um e que com informação seja possivem perseber a consequencia do contexto sociologico em que vivemos o qual permeia as relações escolares provocando angústia, duvida, triteza, sofrimeto dificudades relacional. É preciso que enxerguemos mais exemplos como o de Billy Eliot, para que haja discurção e espirito critico sobre isto.
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