1) O que é paragrafo?
É a unidade de discurso constituída por um grupo de linhas com palavras, frases organizadas em um ou mais períodos, o qual com sua sincronia, o conjunto destes produzir uma seqüência logica no discurso.
2) O que é ponto?
É utilizado na finalização de frases declarativas ou imperativas. Também é utilizado em abreviaturas.
3) Como me utilizar de virgulas?
A vírgula deve ser usada para separar sujeitos, verbos, complementos ou circunstancias que não estejam ligadas por conjunção. A virgula também serve para dar a sincronia no momento da leitura oral, assim dando pequenas pausas durante o discurso.
3.1.) Aposto:
Aposto é a palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo.
3.2) Adjunto adverbial deslocado:
É um termo da oração que se liga ao verbo, ao adjetivo ou ao advérbio.
4) Como me utilizar de ponto e virgula?
Quando estamos lendo em voz, o ponto e virgula ( ; ) sugere uma pausa maior, não é verdade?. Bom, entretanto esta pausa não é maior que o ponto de continuação ou o ponto do paragrafo, ou até mesmo final. ela é empregada para separar apos as frases com seqüências logicas diferentes que vem apos do dois pontos, formando assim uma estrutura bastante harmônica. também em itens de enumeração, e substituir a vírgula.
5) O que é morfologia; sintaxe; fonética?
Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. Sintaxe é a parte da lingüística que estuda a disposição das palavras na frase e da frase no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Fonética estuda os sons emitidos pelos seres humanos para efetivar a comunicação.
6) Há erro em: “Isto é para mim fazer?”?
Quando tem verbo no final da frase o certo é usar “eu”. Nesse sentido o “Mim” nunca deve estar no meio não e sim no final da frase.
7) O que é nome em gramática?
Um nome é qualquer palavra passível de sofrer um tipo de declinação denominado flexão nominal.
8) O que vem a ser pro-nome?
Pronome é classe de palavra que acompanha ou representa o substantivo, serve para apontar uma das três pessoas do discurso ou situá-lo no espaço e no tempo.
8.1) Para que servem o “reto” e “obliquo”?
Pronome pessoal do caso reto é aquele que, na sentença, exerce a função de sujeito. Pronome pessoal do caso oblíquo é aquele que, na sentença, exerce a função de complemento verbal, ou seja, objeto direto ou objeto indireto.
9) Figura de linguagem: Metonímia; Neologia?
Neologismo: é a criação desnecessária de palavras novas.
Segundo Mário Prata, se adolescente é aquele que está entre a infância e a idade adulta, envelhescente é aquele que está entre a idade adulta e a velhice.
metonímia: Consiste numa comparação parcial implícita, numa relação de contigüidade ou aproximação, entre o significado de uma palavra ou expressão e uma parte do significado, ou um significado associado ao, de outra palavra ou expressão. Substituição de um nome por outro em virtude de haver entre eles associação de significado. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos.
Pode compreender relações de parte-todo, características, localização, continente-conteúdo, causa-efeito, etc.
Figuras de linguagem citadas em sala de aula:
O que é em gramática, figura de linguagem?
Figuras de linguagem são estratégias literárias que um escritor pode aplicar em determinado texto com o objetivo de fazer um efeito determinado na interpretação do leitor, são formas de expressão que caracterizam formas globais no texto.
O que é aliteração?
Figuras sonora. Consiste na repetição do mesmo fonema consonântico, de forma a obter um efeito expressivo. Quando usada sabiamente, a aliteração ajuda a criar uma musicalidade que valoriza o texto literário. Mas não se trata de simples sonoridades destituídas de conteúdo. Geralmente, a aliteração sublinha (ou introduz) determinados valores expressivos, nem sempre facilmente descritíveis.
O que é assonância?
Figuras sonora. É a repetição de vogais na mesma frase. Repetição dos mesmos sons vocálicos, em situação de sílaba tônica.
Sendo um recurso que incide sobre a matéria fônica, o seu principal efeito é de natureza "musical", como facilmente se percebe pelos exemplos apresentados. Por outro lado, o timbre das vogais pode reforçar o valor significativo das palavras envolvidas.
Por vezes, a assonância combina-se com a aliteração. Isso acontece, por exemplo, no terceiro exemplo, onde encontramos, a par da assonância do "e" a aliteração do "s".
O que é paronomásia?
Figuras sonora. Consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos.
Onomatopéia
Figuras sonora. Criação de uma palavra para imitar um som
Metáfora:
emprego de palavras fora do seu sentido normal, por analogia. É um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo.
Prosopopéia ou personificação:
É uma figura de pensamento que consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados.
Animalização ou zoomorfismo:
Quando um ser humano é descrito como se assemelhando a um animal, pelas suas características, funções, aparência física, etc. Muito usado na ficção mais moderna.
Sinestesia:
Figuras de palavras. Interpenetração sensorial, trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.
Ex: A luz crua da madrugada invadia meu quarto.
O que é paráfrase?
Paráfrase consiste em, reescrever com suas palavras as idéias centrais de um texto.
O que é símile?
Retórica Comparação ou confronto que se estabelece entre dois seres ou fatos em que o espírito percebe alguma relação de similaridade; comparação.
Paradoxo:
É a antítese extremada, em que duas idéias que se excluem são apresentadas como ocorrendo ao mesmo tempo e no mesmo contexto, o que gera uma situação impossível, uma idéia absurda.
O que é antítese?
Figura de pensamento consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido. Ex:
Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente.
A guerra não leva a nada, devemos buscar a paz.
Obs.: Paradoxo - idéias contraditórias num só pensamento, proposição de Rocha Lima ("dor que desatina sem doer" Camões)
O que é parodia?
A Paródia é uma modificação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária, sendo portanto, uma modificação que geralmente possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. ex: Água mole em pedra dura, tanto bate até que a água desiste.
Ironia:
é a figura de pensamento que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, na qual aquilo que se diz não corresponde exatamente ao que se quer dizer não, obtendo-se, com isso, efeito jocoso, cômico ou crítico.
Sarcasmo:
É o nome que se dá à ironia usada com intuito ofensivo, agressivo ou malévolo.
Eufemismo:
Figuras de pensamento. Consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável. Substituindo de um termo desagradável ou inaceitável por um termo mais agradável ou aceitável.
Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou)
Hipérbole:
É a Figuras de pensamento que trata-se de exagerar uma idéia com finalidade enfática.
Estrangeirismo:
A utilização de um termo estrangeiro tem três funções importantíssimas: em primeiro lugar, ele constitui a maneira mais fácil de despertar a atenção do leitor; em segundo lugar, ele evoca uma série de conceitos associados ao país ou cultura ao qual o termo pertence; em terceiro lugar, ele serve para expressar nuances de significado inexistentes na língua original.
0 comentários:
Postar um comentário