O barroco:
O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
As obras barrocas romperam o equilibrio entre o sentimento e a razão, entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito conciente; na arte barroca predominam as emoções , as rotinas, o dia-a-dia e não o racionalismo da arte renascentista.
Na época que o barroco nasceu houve espiorituais e religiosos. Nesse sentido, o estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: Bem e o mal; Deus e o diabo; céu e terra; pureza e o pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristãos; espirito e matéria.
As meninas:

caracteristicas barrocas:
· A busca de efeitos decorativos e visuais, atráves de curvas e contra-curvas, planejamentos ondulados, movimentacão de formas, abundância de elementos meramente decoratvos;
· A inspiração popular impregada de forte realismo ( de forma não dependente da razão);
· O dinâmismo na sua composição;
· A liberdade de criação, emancipando-se de quaisquer regras ou padrões absolutos e imutáveis;
· Na arquitetura, destacam-se fachadas simples, com os frontões triangulares modificados por curvas, e o contraste frequentimente entre a simplicidade do exterior e a obulência decorativa do interior;
· O método favorito empregado pelo barroco para ilustrar a profundidade espacial é os violentos contrastes de luz e sombra, o que explandece o espaçõ pictórico: a figura vem para frente, contrastando com o fundo claro do quadro. A composição desenvolve-se em ritmo dinâmico, geralmente acompanhado uma linha em espiral, orientada para a parte superior do quadro. é o chamado "movimento multifário", em que cada forma se prende à seguinte e se completa com ela.
O classicismo
Classicismo como conjunto de caracteres estéticos, definindo o estilo cultural, artistico e literário de um periodo, por oposição ao barroco, ao romântico etc.Como estilo individual e estilo de época, denota ele um conjunto de qualidades e elementos formais e ideológicos peculiares: perfeição formal, clareza absoluta, um sistema de verdades estabelecidas e universais, aceitas sem discrepância e sem consideração ao circunstancial, ao relativo, ao pessoal; razão, absolutismo, nacionalismo; predominio da forma unitária, contida, contida, equilibrada, simples e serena; elevação decoro do conteúdo.
classicismo significendo grego-romano, designação originada no renascimento, quando somente as obra literárias da Grécia e Roma eram consideradas de primeira classe. A palavra classico se aplica a todo escritor que, por ter alcansado um elevado grau de realização e de prestigío, nisso a palavra classico é parea indicar qualquer autor ou obra que, por sua qualidade estética, adquire importância no panorama artístico. Daí ele passou a ser todo o movimento de volta as formas e ideais implicitos no credo clássico: perfeição formal, signioficação formal e humana.
Escola De Atenas:

A influência o período Clássico fez com que muitas das obras fossem inspiradas na história e mitologia clássicas. Na pintura, Masaccio introduziu a perspectiva coerente. Donatello revolucionou na escultur quando fez David. Mas o corte mais dramático com a Idade Média foi na área arquitetônica, aonde Brunelleschi e Alberti retomaram o vocabulário arquitetônico Clássico, introduzindo matemática para alcançar simetria e unificação em suas construções.
Principais figuras: Sandro Botticelli, Donatello, Masaccio, Miguel Ângelo Buonarroti, Rafael Perugino, Ticiano.
caracteristicas:
· Razão sobre a emoção e a religião;
· As giguras são espalhadas proporcionalmente sobre o quadro;
· simetria;
· Um ar meio que mitológico a figura;
· A valorização dos entalhes, sobre tudo na consrução de altares e rebétulos, luxuosamente decorados, com policromisas e aplicações a ouro;
· Composição dinâmica, o jogo de luzes e a noção de movimento das figuras que é uma das marcas registados de ticiano ( um dos integrantes do quadro);
· mostra fato que aconteceu em um dia especial, onde mostra a experiência cultural grega, e pelo que aparece pra mim, um aviso que é de interece só para exclusivos alguns.
· Fascínio por valores da Grécia e Roma clássicas.
Aspectos elas se aproximam e se distanciam.
Se distanciam em:
· Enquanto no barroco é a emoção sobre a razão; no classicismo é a razão sobre a emoção;
· E enquanto o classicismo tem em suas caracteristicas: clareza absoluta, um sistema de verdades estabelecidas e universais, ao relativo, ao pessoal; O barroco tem liberdade de criação, emancipando-se de quaisquer regras ou padrões absolutos e imutáveis;
· No barroco é mutável a parte que descreve se o quadro segue faichadas simples ou grandes palácios, já no classicismo mostra o cotidiano grego-romano em suas arquiteturas de grande estrutura;
Se aproximam em:
· É variável de quadro para quadro se mostra relações antropocêntricas ou não, nestes casos as duas mostram este tipo de relação;
· A busc´ de efeitos decorativos e_visuais, atráves de cu~vas e contra-curvas, planojamentos ondulados, movimmntacão de formas, abundância de elementos merãmente decoratvos;
· †A nspiração popular impregada de forte realismoã
· O dinâmismo na sua composição;
· neste caso eles es assemelham também no método favorito empregado pelo barroco para ilustrar a profundidade espacial é os violentos contrastes de luz e sombra, o que explandece o espaçõ pictórico: a figura vem para frente, contrastando com o fundo claro do quadro. A composição desenvolve-se em ritmo dinâmico, geralmente acompanhado uma linha em espiral, orientada para a parte superior do quadro. é o chamado "movimento multifário", em que cada forma se prende à seguinte e se completa com ela;
· O efeito de quadros dentro do quadro.
E... é isso xau.
O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
As obras barrocas romperam o equilibrio entre o sentimento e a razão, entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito conciente; na arte barroca predominam as emoções , as rotinas, o dia-a-dia e não o racionalismo da arte renascentista.
Na época que o barroco nasceu houve espiorituais e religiosos. Nesse sentido, o estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: Bem e o mal; Deus e o diabo; céu e terra; pureza e o pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristãos; espirito e matéria.
As meninas:

caracteristicas barrocas:
· A busca de efeitos decorativos e visuais, atráves de curvas e contra-curvas, planejamentos ondulados, movimentacão de formas, abundância de elementos meramente decoratvos;
· A inspiração popular impregada de forte realismo ( de forma não dependente da razão);
· O dinâmismo na sua composição;
· A liberdade de criação, emancipando-se de quaisquer regras ou padrões absolutos e imutáveis;
· Na arquitetura, destacam-se fachadas simples, com os frontões triangulares modificados por curvas, e o contraste frequentimente entre a simplicidade do exterior e a obulência decorativa do interior;
· O método favorito empregado pelo barroco para ilustrar a profundidade espacial é os violentos contrastes de luz e sombra, o que explandece o espaçõ pictórico: a figura vem para frente, contrastando com o fundo claro do quadro. A composição desenvolve-se em ritmo dinâmico, geralmente acompanhado uma linha em espiral, orientada para a parte superior do quadro. é o chamado "movimento multifário", em que cada forma se prende à seguinte e se completa com ela.
O classicismo
Classicismo como conjunto de caracteres estéticos, definindo o estilo cultural, artistico e literário de um periodo, por oposição ao barroco, ao romântico etc.Como estilo individual e estilo de época, denota ele um conjunto de qualidades e elementos formais e ideológicos peculiares: perfeição formal, clareza absoluta, um sistema de verdades estabelecidas e universais, aceitas sem discrepância e sem consideração ao circunstancial, ao relativo, ao pessoal; razão, absolutismo, nacionalismo; predominio da forma unitária, contida, contida, equilibrada, simples e serena; elevação decoro do conteúdo.
classicismo significendo grego-romano, designação originada no renascimento, quando somente as obra literárias da Grécia e Roma eram consideradas de primeira classe. A palavra classico se aplica a todo escritor que, por ter alcansado um elevado grau de realização e de prestigío, nisso a palavra classico é parea indicar qualquer autor ou obra que, por sua qualidade estética, adquire importância no panorama artístico. Daí ele passou a ser todo o movimento de volta as formas e ideais implicitos no credo clássico: perfeição formal, signioficação formal e humana.
Escola De Atenas:

A influência o período Clássico fez com que muitas das obras fossem inspiradas na história e mitologia clássicas. Na pintura, Masaccio introduziu a perspectiva coerente. Donatello revolucionou na escultur quando fez David. Mas o corte mais dramático com a Idade Média foi na área arquitetônica, aonde Brunelleschi e Alberti retomaram o vocabulário arquitetônico Clássico, introduzindo matemática para alcançar simetria e unificação em suas construções.
Principais figuras: Sandro Botticelli, Donatello, Masaccio, Miguel Ângelo Buonarroti, Rafael Perugino, Ticiano.
caracteristicas:
· Razão sobre a emoção e a religião;
· As giguras são espalhadas proporcionalmente sobre o quadro;
· simetria;
· Um ar meio que mitológico a figura;
· A valorização dos entalhes, sobre tudo na consrução de altares e rebétulos, luxuosamente decorados, com policromisas e aplicações a ouro;
· Composição dinâmica, o jogo de luzes e a noção de movimento das figuras que é uma das marcas registados de ticiano ( um dos integrantes do quadro);
· mostra fato que aconteceu em um dia especial, onde mostra a experiência cultural grega, e pelo que aparece pra mim, um aviso que é de interece só para exclusivos alguns.
· Fascínio por valores da Grécia e Roma clássicas.
Aspectos elas se aproximam e se distanciam.
Se distanciam em:
· Enquanto no barroco é a emoção sobre a razão; no classicismo é a razão sobre a emoção;
· E enquanto o classicismo tem em suas caracteristicas: clareza absoluta, um sistema de verdades estabelecidas e universais, ao relativo, ao pessoal; O barroco tem liberdade de criação, emancipando-se de quaisquer regras ou padrões absolutos e imutáveis;
· No barroco é mutável a parte que descreve se o quadro segue faichadas simples ou grandes palácios, já no classicismo mostra o cotidiano grego-romano em suas arquiteturas de grande estrutura;
Se aproximam em:
· É variável de quadro para quadro se mostra relações antropocêntricas ou não, nestes casos as duas mostram este tipo de relação;
· A busc´ de efeitos decorativos e_visuais, atráves de cu~vas e contra-curvas, planojamentos ondulados, movimmntacão de formas, abundância de elementos merãmente decoratvos;
· †A nspiração popular impregada de forte realismoã
· O dinâmismo na sua composição;
· neste caso eles es assemelham também no método favorito empregado pelo barroco para ilustrar a profundidade espacial é os violentos contrastes de luz e sombra, o que explandece o espaçõ pictórico: a figura vem para frente, contrastando com o fundo claro do quadro. A composição desenvolve-se em ritmo dinâmico, geralmente acompanhado uma linha em espiral, orientada para a parte superior do quadro. é o chamado "movimento multifário", em que cada forma se prende à seguinte e se completa com ela;
· O efeito de quadros dentro do quadro.
E... é isso xau.
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